Publicidade

Obras

Calhas de PVC

Definição do caimento dágua e posicionamento adequado dos suportes são os pontos críticos da instalação desses elementos de escoamento de água

Reportagem: Gisele Cichinelli
Edição 59 - Maio/2013

O passo a passo a seguir mostra a instalação de uma calha de PVC instalada diretamente na testeira de madeira do telhado.

A sua execução é relativamente fácil, já que usa peças padronizadas e montadas por encaixe.

É preciso atenção ao desnível entre os pontos inicial e final do condutor horizontal a fim de garantir a inclinação de 0,5%. Durante a fixação dos suportes, respeite o espaçamento de 60 cm entre eles, evitando o desalinhamento horizontal quando o condutor estiver cheio de água. O uso de grelhas protetoras nos bocais (descidas) das calhas evita o acúmulo de sujeiras, como folhas, e o entupimento.

Ferramentas e EPIs
Foto: Marcelo Scandaroli
Chave de fenda, linha ou barbante, lápis, arco de serra, esquadro, furadeira, trena, estilete, capacete, luvas e óculos.

Caimento

Foto: Marcelo Scandaroli
Passo 1. Defina a direção do caimento, identificando o ponto mais alto da testeira (caibro do telhado), onde será fixado o primeiro parafuso.

Foto: Marcelo Scandaroli
Passo 2. Meça o comprimento total da testeira, calcule e marque o desnível entre o ponto inicial e final do condutor horizontal, conforme recomendação do fabricante (em geral, 0,5% de inclinação ou 0,5 cm por metro). Marque o segundo ponto, fixando um novo parafuso.

Foto: Marcelo Scandaroli
Passo 3. Interligue os dois pontos das extremidades com fio de náilon ou barbante.

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | Próxima >>
Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade