Publicidade

Obras

Demolição manual

Confira algumas técnicas usadas para diminuir a resistência da alvenaria e facilitar a demolição de paredes

Reportagem: Juliana Martins
Edição 59 - Maio/2013

Muitas vezes, a demolição manual prepara o local para a entrada das máquinas que vão fazer o trabalho mais pesado. No caso da obra fotografada, o objetivo era derrubar apenas a parte mais alta da parede. Antes de começar a demolição, devem ser removidos elementos como instalações elétricas e esquadrias.

Além disso, as redes de água, líquidos inflamáveis, gasosos inflamáveis, substâncias tóxicas, esgoto e escoamento de água devem ser desligadas, retiradas, protegidas ou isoladas, respeitando as orientações da NR-18 sobre demolição.

Foto: Marcelo Scandaroli
Passo 1. Para que a corda pudesse envolver a parede, o operário usou a marreta para abrir um espaço. Desse lado do prédio, a parede já estava solta. Ou seja, não encostava em nenhuma outra construção.

Foto: Marcelo Scandaroli Foto: Marcelo Scandaroli
Passo 2. Qualquer objeto que possa atrapalhar a queda da parede deve ser removido. Neste caso, foi preciso usar um maçarico para remover a barra de aço da parede. Passo 3. Note que a barra está amarrada para que não caia bruscamente.

Foto: Marcelo Scandaroli
Passo 4. Como a demolição gera muito entulho, o ideal é já separar o que pode ser reciclado durante o processo. Por isso, as barras de metal foram cortadas em pedaços menores para que pudessem ser transportadas mais facilmente para a reciclagem.

Foto: Marcelo Scandaroli
Foto: Marcelo Scandaroli Foto: Marcelo Scandaroli
Passo 5. Nessa etapa, o operário está usando a marreta e a picareta para separar as laterais da parede a ser demolida das construções vizinhas. Observar sempre a obrigatoriedade de usar cintos de segurança para trabalhos em altura.

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>

Publicidade