Publicidade

Obras

Raio X

Fôrmas metálicas para paredes de concreto

Saiba como funciona e quais são os elementos que compõem um sistema de fôrmas metálicas para fazer paredes de concreto

Reportagem: Juliana Nakamura
Edição 63 - Setembro/2013
 

Leves, recicláveis e de fácil montagem, as fôrmas metálicas, sobretudo as de alumínio, vêm permitindo a construção de paredes de concreto de forma industrializada, em substituição à alvenaria de blocos cerâmicos ou de concreto. Recomendado para uso em empreendimentos com alto grau de repetição, sobretudo para conjuntos habitacionais, esse tipo de fôrma é composto por painéis de chapas planas estruturados por perfis metálicos e montados com a ajuda de conectores.

Os sistemas, de maneira geral, não possuem furações para passagem de ancoragens, rebites ou marcas na face que fica em contato com o concreto. Isso garante melhor acabamento superficial da parede. Além do mais, são compostos por poucas peças, o que contribui para a organização do canteiro e a produtividade da obra. As dimensões dos painéis variam de acordo com o projeto, mas normalmente pesam cerca de 50 kg, permitindo a movimentação sem equipamentos pesados como gruas e guindastes.

De acordo com os fabricantes, por conta das características do material, o número de reutilizações possível gira em torno de mil ao longo da vida útil das fôrmas. Tal índice, porém, depende dos cuidados de manuseio na obra, limpeza, transporte, movimentação e armazenagem, além de manunteção/ revisão periódicas.

Ilustrações: Daniel Beneventi

Clique para ampliar a imagem

 

Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade