Publicidade

Obras

Passo a Passo

Saiba como recuperar o encanamento furado ou danificado quebrando o mínimo possível da parede

Confira como recuperar encanamento de PVC furado ou danificado quebrando o mínimo possível da parede

Reportagem: Maryana Giribola
Edição 63 - Setembro/2013
 

Há sempre uma maneira mais adequada de se reparar uma instalação hidráulica danificada. Normalmente, os consertos são feitos retirando grande parte do cano perfurado ou quebrado para substituição, mas esse é um serviço que demanda um grande recorte na parede. Uma alternativa a isso é usar luvas de correr. Elas permitem que só a parte danificada do tubo seja substituída por outra, prevendo um recorte menor na alvenaria. Já quando o cano apresenta pequenos furos, desde que eles não tenham atingido a parte oposta do tubo, há também a opção de utilizar tapa-furos em PVC.

Mas antes de qualquer procedimento, é Reparo hidráulico em alvenaria Desempenadeira, colher de pedreiro, talhadeira, martelo, luvas, óculos de proteção, capacete, arco de serra, serra, lima, lixa, lápis de pedreiro, trena, escareador, pano, pasta lubrificante para tubos e conexões de PVC, solução preparadora à base de acetona e adesivo plástico para PVC. Fotos: Marcelo Scandaroli Materi a i s preciso ter cuidado durante a escarificação da parede. O ideal é que o encanador tenha em mãos a planta de instalação hidráulica para saber exatamente por onde passam as tubulações. Do contrário, o risco de que outras partes do encanamento sejam danificadas durante a abertura da parede é grande. Certifique-se, também, de que a parede não é de alvenaria estrutural: ela só pode ser quebrada com autorização de um engenheiro de estruturas!

Veja a seguir alternativas de se reparar danos em instalações hidráulicas de forma simples e menos agressiva à alvenaria, lembrando que as tubulações podem voltar a funcionar imediatamente após os consertos:

MATERIAIS
Fotos: Marcelo Scandaroli
Desempenadeira, colher de pedreiro, talhadeira, martelo, luvas, óculos de proteção, capacete, arco de serra, serra, lima, lixa, lápis de pedreiro, trena, escareador, pano, pasta lubrificante para tubos e conexões de PVC, solução preparadora à base de acetona e adesivo plástico para PVC.

 

Conteúdo exclusivo para leitores
cadastrados ou assinantes da plataforma Equipe de Obra

Ainda não é um assinante PINI?
Escolha uma das opções abaixo e faça já sua assinatura.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade