Publicidade

Obras

Aço Pronto

Quando e como usar colunas e estribos prontos

Veja como, ao usar produtos industrializados, é possível diminuir prazo de execução e demanda por mão de obra

Reportagem: Maryana Giribola
Edição 64 - Outubro/2013
 

ArcelorMittal

Cada vez mais, os serviços de corte e dobra de aço têm sido transferidos de dentro dos canteiros de obras para as siderúrgicas, assim como a própria armação dos vergalhões para diversos usos. É o caso dos estribos e colunas prontas, que podem ser empregados para a construção de pilares, vigas e cintas ou baldrames.

Estribos
Os estribos prontos eliminam a necessidade de corte e dobra do aço no canteiro e são fornecidos na bitola de 4,2 mm com aço CA-60 provido de mossas, que proporciona melhor aderência do material ao concreto. Como o mercado dispõe de diversas dimensões de estribos prontos - que podem ser quadrados ou retangulares -, a abrangência da aplicação é grande. "São ideais para obras que possuem pilares com dimensões maiores, projetados para suportar estruturas mais pesadas", explica Leonardo Medeiros da Fonseca, engenheiro de produtos da ArcelorMittal Aços Longos.

 

ArcelorMittal
Já prontos para uso, os estribos ainda dependem da etapa de fixação às barras, o que deve ser feito com uso de arame recozido. O importante, nesses casos, é respeitar o espaçamento entre os elementos, além de garantir a adequada fixação
Dentre as vantagens da coluna pronta para vigas e pilares está o fato de dispensarem o uso de arame recozido, pois já contam com os estribos soldados

 

O principal cuidado com a aplicação do material é ao fazer a complementação com vergalhões para formar uma coluna. "Apesar de a solução eliminar algumas etapas de preparação do aço, ele ainda precisa fazer o posicionamento dos estribos com as barras longitudinais, com uso de arames recozidos", conta Fonseca.

Normalmente, o espaçamento entre um estribo e outro deve ser de 20 cm. Uma dica é fazer a marcação de onde serão presos os elementos nas barras longitudinais com um giz e depois amarrá- -los com o arame recozido, fazendo com que as peças fiquem firmes e bem presas.

Colunas
Já as colunas prontas são entregues montadas para uso, eliminando a necessidade de montagem das peças na obra. O produto é produzido com vergalhões e estribos nervurados para garantir melhor aderência ao concreto. Além de diminuir o desperdício de aço na obra, a solução também elimina a necessidade de arame recozido, já que os estribos vêm soldados às barras.

O aço usado nas barras das colunas é do tipo CA-50 soldável, já que as amarrações são feitas por meio de solda eletrônica. Já os estribos são de aço tipo CA-60 nervurado, espaçados, em geral, a cada 20 cm.

As colunas podem ser usadas para a construção de pilares, vigas, cintas e baldrames ou até para servir como elemento de travamento de muros e paredes. A dimensão delas varia conforme a dimensão dos blocos padrões de mercado. Por exemplo: para um bloco de espessura menor ou igual a 10 cm, é preciso empregar colunas prontas de 7 cm de largura por 14 cm a 27 cm de comprimento.

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>
Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade