Publicidade

Obras

Medição

Como calcular quantidade de materiais para pintura de grades

Veja como calcular a quantidade de lixa, primer e esmalte sintético para pintura de grades metálicas

Reportagem: Valentina Figuerola
Edição 64 - Outubro/2013
 

Fotos: Marcelo Scandaroli
Pintura de superfícies metálicas - como grades e portões - exige preparo prévio da superfície, com aplicação de fundo anticorrosivo e antiaderente

O bom desempenho da pintura de uma grade metálica depende, antes de tudo, do preparo adequado da sua superfície. Para que haja a boa aderência da tinta ao metal, oxidações, graxa, manchas de gordura e mofo devem ser removidos por meio de lixamento, escovação, desengraxe e lavagem com soluções específicas.

Depois da limpeza, é necessário aplicar um primer adequado ao tipo de metal da grade. Em superfícies de ferro ou aço, a aplicação de fundo à base de resina alquídica promove uma barreira contra a oxidação. Em substratos não ferrosos, como alumínio ou aço galvanizado, o uso de um fundo especial previne o descascamento da tinta e garante durabilidade ao acabamento final, promovendo a aderência da tinta ao substrato.

As partículas eventualmente depositadas na grade durante a secagem do primer precisam ser eliminadas antes da pintura, por meio de leve lixamento da superfície. Por fim, é feita a aplicação de duas demãos do esmalte sintético, respeitando o tempo de secagem entre elas.

Conteúdo exclusivo para leitores
cadastrados ou assinantes da plataforma Equipe de Obra

Ainda não é um assinante PINI?
Escolha uma das opções abaixo e faça já sua assinatura.

Publicidade