Publicidade

Obras

Passo a Passo

Estaca-hélice contínua

Serviço exige adequação do canteiro para receber máquinas pesadas e sincronia entre as etapas de execução

Reportagem: Romário Ferreira
Edição 64 - Outubro/2013

Com máquinas pesadas, serviço exige preparação logística e dos acessos, considerando a capacidade de carga do solo. Eventuais rampas não podem ter mais que 30% de inclinação. O canteiro fotografado, do empreendimento Marco Zero São Bernardo, da MBigucci, passou por substituição de solo para aumentar a capacidade de carga. Assim, 60 cm de argila foram substituídos por 40 cm de rachão [britas 4 e 5] e outros 20 cm de terra.

É preciso respeitar a distância mínima de cinco vezes o diâmetro da estaca antes de perfurar, num mesmo dia, estacas vizinhas. Caso contrário, pode haver rompimento e interligação dos fustes. Se a estaca tiver 30 cm de diâmetro, como no caso deste passo a passo, a distância mínima é de 1,5 m.

Com 30 cm de diâmetro, é possível executar até 14 estacas diárias. Com 70 cm, em média, nove estacas. Acompanhe a execução de elementos com 11 m de profundidade.

 

Fotos: Marcelo Scandaroli
Passo 1. A locação das estacas é feita por dois profissionais de topografia. Um deles indica, com um piquete, o local no terreno onde a estaca será executada.

Conteúdo exclusivo para leitores
cadastrados ou assinantes da plataforma Equipe de Obra

Ainda não é um assinante PINI?
Escolha uma das opções abaixo e faça já sua assinatura.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade