Publicidade

Obras

Saiba como fazer um lago ornamental

Execução do serviço exige cuidados na escavação e no posicionamento das mantas geotêxtil e impermeabilizante

Edição 67 - Janeiro/2014
 

A preparação correta do solo é a primeira etapa para garantir a execução bem-sucedida de um lago ornamental. Depois de escolher, demarcar e escavar o local onde ele será instalado, todas as pedras e materiais cortantes deverão ser retirados do fundo para evitar danos nas mantas de EPDM e geotêxtil que serão usadas posteriormente. Durante a escavação, é fundamental prever uma suave elevação de 5 cm no entorno de todo lago, que servirá de barreira natural contra o escoamento de água da chuva para seu interior.

Um dos pontos críticos do processo é o posicionamento correto dos elementos de filtragem. A bomba deve ser instalada sempre no lado oposto ao do retorno da água, possibilitando a sua circulação em todo lago. Já o reator do filtro ultravioleta (UV) deve ser instalado na posição indicada pelo fabricante, em local seco para não queimar.

Na etapa da decoração, o uso de pedras calcárias, que podem aumentar o pH da água, deve ser evitado, assim como plantas flutuantes, como aguapés, cujas raízes são consumidas pelos peixes, formando rastros de sujeira. A recomendação é povoar o lago com um peixe a cada 500 l de água. No mercado, já é possível encontrar kits com todos os itens necessários para a montagem de lagos, com exceção dos itens para composição do lago, como pedras, plantas e peixes, que devem ser adquiridos separadamente. Confira nas páginas a seguir como realizar esse serviço com sucesso:

 

Materiais e EPIs
Fotos: Marcelo Scandaroli
Manta de EPDM, manta geotêxtil, filtro biológico, bombas para filtragem e circulação, mangueiras, filtros UV e carvão ativado; compactador de madeira, pá, enxada, rastelo, picareta, carrinho de mão, prumo, trena, tesoura, estilete, colher de pedreiro, alicate de jardinagem, furadeira; luvas e óculos de proteção.

 

1. Escolha o local para escavação, de preferência plano e sem grandes árvores próximas. Com base no desenho do projeto, marque as medidas do espaço com o auxílio de uma trena.
Fotos: Marcelo Scandaroli

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | Próxima >>
Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade