Publicidade

Obras

Passo a passo

Saiba como executar mosaico de arenito

Revestimento dispensa rejunte e confere aspecto rústico às paredes de banheiros

Reportagem: Maryana Giribola
Edição 68 - Fevereiro/2014

Por possuírem bordas irregulares, os azulejos tipo mosaico permitem que o revestimento das paredes seja executado sem rejunte. No entanto, a colocação das peças deve ser feita com cuidado para que elas fiquem bem juntas, garantindo o aspecto uniforme do acabamento.

O mosaico em arenito pode ser utilizado em qualquer área do imóvel. Antes de prosseguir com o serviço em áreas externas ou molhadas, como em banheiros e ao redor de piscinas, é preciso verificar se a impermeabilização já foi feita. Outro cuidado é iniciar a instalação com a parede regularizada e limpa, para garantir que as peças fiquem alinhadas e não descolem. A seguir, acompanhe o passo a passo de colocação de mosaico de arenito.

MATERIAIS E EPIs
Fotos: Sofia Mattos
Desempenadeira denteada, colher de pedreiro, martelo de borracha, lápis de pedreiro, nível de bolha ou a laser, esquadro, argamassa colante, serra mármore, capacete, óculos de proteção, luvas e protetor auricular.

ATENÇÃO!
Neste passo a passo, o mosaico foi aplicado em uma parede sobre uma banheira. Em paredes comuns, o piso deve estar pronto para que a colocação do mosaico possa ser iniciada.

Fotos: Sofia Mattos

Passo 1 - Com a parede regularizada e limpa, confira o nivelamento com uma mangueira ou nível a laser. Utilize a trena para conferir as medidas.


Fotos: Sofia Mattos

Passo 2 - Com as medições e marcações feitas, prepare a argamassa de assentamento conforme as indicações do fabricante. O ponto correto se dá quando a massa se solta uniformemente da colher.


ATENÇÃO!
Para o assentamento de pedras como o arenito, o mármore e o granito, a argamassa colante indicada é a do tipo AC III.

Fotos: Sofia Mattos

Passo 3 - Comece a aplicar a primeira demão de argamassa com o lado liso da desempenadeira. A demão, nesse caso, deve ser fina.


Fotos: Sofia Mattos

Passo 4 - Em seguida, com a ferramenta posicionada a 60° em relação à superfície da parede, aplique mais uma camada da argamassa com o lado denteado da desempenadeira.


PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | Próxima >>
Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade