Postura correta para trabalhar | Equipe de Obra

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Segurança

Postura correta para trabalhar

Conheça aqui as posturas corretas para trabalhar sem sentir dor

Edição 7 - Setembro/2006
Ador nas costas é um dos problemas que mais afetam os trabalhadores da construção civil. Levantar peso com a postura errada e empurrar a jerica de forma incorreta são os motivos mais comuns. Além disso, pintores e pedreiros executando emassamentos, chapiscos ou gesso também podem sofrer dores fortes, no pescoço e braços, por terem de ficar muito tempo com a cabeça para trás e os braços esticados. Mas o pior é quando a dor se torna crônica e se transforma em uma doença conhecida como LER (Lesão por Esforços Repetitivos) ou DORT (Distúrbios Osteoarticulares Relacionados ao Trabalho). Os principais sintomas são: fraqueza muscular, dores e dormência nos dedos, mãos, punhos, cotovelos, ombros, pescoço e parte baixa das costas. Se você começar a sentir alguns desses sintomas, procure um médico, pois, quando tratada logo, a doença pode ser curada de forma relativamente rápida. Em casos extremos, a LER pode levar a longos períodos de afastamento do trabalho. Esse é o alerta do médico do trabalho, Antonio Cândido de Lara Duca, que é perito judicial e consultor sobre riscos ambientais e laborativos. Uma forma de prevenir e evitar essas doenças é fazer a ginástica laboral. Os exercícios ajudam a preparar os músculos e os tendões para a atividade profissional. Condições adequadas de trabalho e o uso de equipamentos e ferramentas ergonômicas - ou seja, adaptadas às características de corpo do trabalhador - também ajudam a prevenir esses problemas. Levante a jerica com os joelhos meio dobrados e os ombros eretos. A força deve ser nas pernas e não na coluna. Depois, segure o carrinho com as costas eretas. Nesse caso, os joelhos estão esticados e os ombros mal posicionados. Não se deve empurrar o carrinho com a coluna flexionada: isso causa dor. P O S T U R A S C O R R E TA S D E T R A B A L H O19 Erga o bloco e repouse-o sobre o ombro mantendo a coluna sempre ereta. Antes de levantar qualquer objeto, agache o mais que puder, com o joelho flexionado, a coluna ereta e os braços posicionados entre as pernas. Sérias lesões podem ser causadas com essa postura errada: joelho esticado e coluna encurvada em movimento de torção. Levante com os joelhos flexionados e com as costas retas exercendo força nas pernas e não na coluna. Essa postura irá causar dor, pois os joelhos estão esticados e a coluna curva. Não erguer o bloco com as pernas esticadas e as costas encurvadas, pois isso força a coluna.E X E R C Í C I O S PA R A P R E V E N I R D O R E S * S A I B A O Q U E É L E R E D O R T Os fatores que podem desencadear a LER ou DORT não estão relacionados apenas à repetição de movimentos, mas também às posturas inadequadas de trabalho que geram sobrecarga nos músculos, tendões, articulações, vasos e nervos. Esses distúrbios podem ocorrer em qualquer local do corpo, embora a região do pescoço, coluna lombar e braços sejam os mais afetados.As doenças mais conhecidas são as tendinites, as bursites, as lombalgias e as cervicalgias. Para alongar o glúteo e dar alívio à dor de coluna Para alongar a musculatura posterior das pernas Flexione e posicione as mãos no chão, à frente dos pés. Mantendo as mãos no chão, estique as pernas levantando o quadril até o seu limite.Permaneça Mantenha o quadril na por 15 segundos. mesma linha da cabeça e do pé, deixando o joelho esticado. Puxe uma perna de cada vez e abrace-a contra a barriga por 15 segundos. Para relaxar a coluna lombar Deite e relaxe bem o corpo, sem deixar a coluna lombar encostar no chão. Dobre uma perna de cada vez e abrace-a contra a barriga,por 15 segundos. Para alongar os braços Apóie a mão na parede na altura do ombro, com o cotovelo para fora. * Faça os exercícios com a orientação de um médico ou fisioterapeuta