Publicidade

Obras

Passo a Passo: instalação de janela antirruído

Desempenho depende da vedação dos vãos e dos ajustes finos das roldanas. Aprenda como instalar uma janela sem retirar a antiga

Reportagem: Maryana Giribola
Edição 70 - Abril/2014
 

Além dos modelos de embutir, é possível instalar janelas antirruído sem remover as antigas. Trata- se do modelo de sobreposição, que pode ser instalado tanto na parte de fora quanto na parte de dentro do imóvel.

O bom funcionamento depende do projeto, de alinhamento e vedação. Fabricadas sob medida, podem contar com mais de duas camadas de vidro nos casos em que é necessário desempenho superior.

Acompanhe a seguir a instalação de janela de correr sobreposta realizada no lado externo do edifício. Vale lembrar que, no caso de alguns edifícios, essa intervenção caracteriza alteração de fachada e depende de autorização do condomínio.

MATERIAIS E EPIS
Parafusadeira, furadeira comum e para alumínio, aspirador de pó compacto, espátula, martelo de borracha, buchas e parafusos, trena, prumo, chave Philips, chave tipo Allen, meia-esquadria, lixa, silicone e pistola de aplicação, lima, arco de serra, ventosa para vidros, óculos de proteção e protetor auricular.

 

MONTAGEM DO MARCO
Passo 1. Com uma chave tipo Allen, encaixe e trave o marco que será posicionado no vão da janela.
Passo 2. Em seguida são feitas marcações no marco. Nas laterais, os furos são feitos a 10 cm da base e do topo da janela. Nas partes inferiores e superiores, os furos são feitos ao centro.

 

Fotos: Sofia Mattos
Passo 3. Feitas as marcações, efetue a furação com broca de 5/16".

 

DICA
Fotos: Sofia Mattos
Se for o caso, ao furar utilize um calço de madeira para não danificar o chão.

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | 4 | Próxima >>
Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade