Publicidade

Obras

Confira como instalar fachadas unitizadas

Sistema industrializado de fechamento de estruturas é composto por módulos formados por perfis de alumínio

Reportagem: Jamila Venturini
Edição 71 - Maio/2014
 

Içadas por minigruas e fixadas por insertos metálicos à estrutura, fachadas unitizadas dispensam estruturas especiais para os instaladores (como andaimes ou balancins), sendo compostas por módulos formados por perfis de alumínio e vidro fixado com silicone estrutural. Outros revestimentos - como cerâmica, granito, alumínio composto (ACM), entre outros - podem ser utilizados.

Os módulos são fabricados de acordo com as especificações do projeto e a fabricação pode ocorrer na própria obra, desde que exista área com no mínimo 850 m². A instalação geralmente é feita a partir do térreo e pode ser iniciada ainda durante a execução da estrutura. Em alguns casos, é possível instalar até 25 módulos por dia.

EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS
Fotos: Marcelo Scandaroli
Capacete de segurança, cinto de segurança com trava-quedas (preso em cabo de aço ou corda de segurança auxiliar), luva de proteção (vinílica ou raspa) e óculos de segurança.

 

Montagem dos módulos

Fotos: Marcelo Scandaroli
Passo 1. Embora possam ser entregues prontos na obra, os módulos de fachadas unitizadas muitas vezes são montados em canteiro com perfis de alumínio.

 

ATENÇÃO!
Fotos: Marcelo Scandaroli
A aplicação de silicone de vedação nos pontos de junção dos perfis é feita para evitar infiltrações na fachada.

 

Fotos: Marcelo Scandaroli
Passo 2. Os módulos contam com elementos de içamento e fixação parafusados à sua estrutura.
Passo 3. Concluída a etapa de montagem dos módulos, eles ficam aguardando a fixação dos vidros. O ideal é que o armazenamento seja feito já no andar onde as esquadrias serão instaladas ou em local com no mínimo 400 m².

Colocação do vidro

Fotos: Marcelo Scandaroli
Passo 4. Em toda a volta dos vãos que receberão os vidros é feita aplicação de polietileno expandido. Além de evitar contato entre os materiais e promover a vedação da fachada, esse elemento mantém uniforme a distância entre vidro e alumínio. Isso garante a espessura do silicone estrutural que será aplicado a seguir. É importante limpar vidros e módulos com álcool para remover resíduos que prejudicam a aderência.

 

Fotos: Marcelo Scandaroli
Passo 5. Em seguida aplica-se silicone estrutural, material que efetivamente fixa os vidros. Dependendo do produto, são necessários pelo menos cinco dias de cura até que o módulo possa ser instalado.

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | Próxima >>
Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade