Publicidade

Segurança

Certo e Errado

Confira como evitar acidentes de trabalho em canteiros de obras

Edição 72 - Junho/2014
 

CERTO
Fotos: Marcelo Scandaroli
Ao aplicar chapisco é importante estar equipado com luvas, que protegem da alcalinidade do cimento, e óculos, que evitam que a massa refletida atinja os olhos. Note que operário utiliza protetores auriculares. Provavelmente, algum trabalho barulhento estava sendo realizado próximo a ele. Afinal, com diversos serviços em andamento num canteiro, não são apenas os operários diretamente envolvidos que ficam expostos aos riscos.

 

CERTO
Fotos: Marcelo Scandaroli
A pintura de paredes exige o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados. É o caso dos óculos, que evitam que a tinta respingue nos olhos do operário, e das luvas, que impedem contato da tinta com a pele.

 

ERRADO
Ana Sachs
Os operários estão realizando um procedimento simples, de verificação do volume de areia entregue no canteiro. Um pouco de cuidado, no entanto, sempre é necessário. Não custaria nada ambos estarem equipados com óculos de proteção, para evitar que a areia caia nos olhos, e de luvas, para proteger a pele de eventuais micro-organismos ou alergias causadas pelo material.

 

ERRADO
Ana Sachs
Os EPIs estão corretos e o operário está a salvo de fragmentos de cerâmica que possam atingir seus olhos e também não vai inalar a poeira resultante do corte. No entanto, a posição não é adequada para realizar cortes com serra circular. Um leve desequilíbrio - nada improvável no caso da foto - e a serra pode acabar atingindo as mãos ou a perna do colega da foto.

 

Colabore com a seção Certo e Errado - envie fotos em alta resolução sobre bons e maus exemplos relacionados à organização, segurança e saúde nos canteiros. Não serão identificadas construtoras ou obras. O objetivo da revista é orientação por meio de imagens. E-mail: equipedeobra@pini.com.br.

 

Publicidade