Publicidade

Obras

Passo a Passo - Aquecedor a gás

Relativamente simples, instalação do equipamento exige atenção às conexões para evitar vazamentos e acidentes

Reportagem: Ana Sachs
Edição 72 - Junho/2014
 

Embora a norma não exija que a instalação de aquecedores a gás seja feita por técnicos, a recomendação dos fabricantes é contar com equipe especializada para o procedimento. Isso porque, embora tenha instalação relativamente simples, esse tipo de aquecedor utiliza gás - GLP, em botijão, ou gás natural encanado.

Além do risco de explosão e intoxicação, os resíduos resultantes de sua queima (CO² e CO) são nocivos à saúde. Foram esses resíduos que motivaram uma série de exigências na NBR 13.103 - Instalação de Aparelhos a Gás para Uso Residencial - Requisitos. Dentre elas, a proibição da instalação em locais como quartos, salas e banheiros, devendo o aparelho ficar em ambientes com menos circulação, como áreas de serviço, cozinhas e quintais, desde que ventilados e dotados de abertura superior e inferior para a área externa, permitindo a circulação do ar. Em ambientes externos, é necessária proteção contra intempéries.

Equipamentos e objetos, tais como eletrodomésticos, roupas, produtos de limpeza, portas e janelas, devem estar distantes, no mínimo, 40 cm do aquecedor e da chaminé.

FERRAMENTAS E EPIs
Fotos: Ana Sachs
Para essa instalação será necessário utilizar os seguintes itens: furadeira/parafusadeira com broca de 8 mm para concreto, chave inglesa 12" ou chave fixa 30 mm, chave inglesa 8" ou chave fixa 24 mm, chave de fenda ¼, fita veda-rosca, bucha e detergente ou sabão em barra. Os tipos e tamanhos de chaves podem variar conforme o modelo de aquecedor

 

Fotos: Ana Sachs
1. Os tubos de água quente, água fria e gás devem ter sido previamente instalados. Todas as conexões - para gás e água quente e fria - devem ser envoltas em fita veda-rosca. A chave inglesa de 8" ajuda no procedimento. O acabamento é feito com canoplas.

 

Fotos: Ana Sachs
2. Para o gás, a válvula de serviço tipo esfera liga o flexível à parede e possui uma torneira para abertura e fechamento. As conexões levam fita veda-rosca e a chave inglesa ajuda a dar o aperto final. 3. A furação da parede - com broca de 8 mm/ concreto - para fixação do aquecedor deve respeitar o trecho vertical mínimo de 35 cm para a curva da chaminé. O orifício recebe bucha de 8 mm e, em seguida, gancho/parafuso de 8 mm, fixado com chave de fenda de ¼.

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>

Publicidade