Publicidade

Projetos

Melhores Práticas

Fechamento de vidro

Material frágil precisa de atenção para transporte, fixação e juntas de dilatação

Reportagem: Aline Mariane
Edição 73 - Julho/2014
 

Fotos: Aline Mariane

Fixação
A fixação é feita com perfis de alumínio. Entre as placas é preciso colocar um isolante, que pode ser de borracha ou silicone. Esse isolante deve ser colocado em todos os pontos de contato entre o vidro e peças metálicas.

 

Fotos: Aline Mariane

Movimentação
O transporte do vidro dentro da obra exige cuidados. No caso de transporte manual, dependendo do tamanho da peça, deve haver um instalador em cada ponta. As bordas são muito frágeis, por isso exigem mais atenção. O vidro deve ser apoiado sobre madeira ou borracha e nunca diretamente sobre o piso.

 

Fotos: Aline Mariane

Recorte
O vidro temperado já sai da fábrica pronto e na medida solicitada. Portanto, é importante que os recortes necessários para colocação de perfis, maçanetas, entre outros, tenham sido previamente estipulados em projeto.

 

Fotos: Aline Mariane

Espessura
Um dos pontos a considerar ao estipular a espessura do vidro é a localização da obra. Se o local estiver sujeito a ventos fortes, por exemplo, há o risco de flexão do vidro caso seja pouco espesso. Ao fletir ele pode escapar do perfil. A espessura mínima aconselhável é de 6 mm, porém, há situações que necessitam de até 30 mm.

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>
Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade