Publicidade

Obras

Melhores práticas

Melhores práticas - Veja as principais verificações pré e pós-concretagem

Cuidados antes, durante e depois do lançamento do concreto ajudam a garantir a qualidade da execução da estrutura e a segurança da obra

Reportagem: Aline Mariane
Edição 74 - Agosto/2014

Foto: Marcelo Scandaroli

Limpeza
Antes de começar a concretagem, deve-se verificar se existem objetos como plásticos, papéis, madeiras e arames nas fôrmas e nas armaduras. Primeiro, são removidos os resíduos maiores, manualmente. Depois, utiliza-se uma lavadora de alta pressão para remover o pó de madeira. Essas impurezas podem comprometer o desempenho da estrutura.

Foto: Marcelo Scandaroli

Objetos metálicos
Para remover pregos e outros objetos metálicos, pode-se utilizar um ímã preso a um cabo de vassoura.

Foto: Marcelo Scandaroli

Checagem do prumo
Antes do lançamento do concreto, é preciso verificar se as fôrmas dos pilares estão aprumadas. Durante o lançamento do concreto, o encarregado e o mestre de obras, preferencialmente, devem monitorar de perto o prumo e comunicar imediatamente ao engenheiro deslocamentos não previstos, de forma que seja possível corrigir qualquer problema ainda durante a concretagem.

Foto: Marcelo Scandaroli

Travamento e escoramento
Antes da concretagem, é preciso verificar o travamento das fôrmas dos pilares e do sistema de escoramento. É um procedimento fundamental para garantir a qualidade da execução da estrutura e a própria segurança do serviço, evitando movimentações e deslocamentos do conjunto de fôrmas durante o lançamento do concreto.


PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>
Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade