Publicidade

Obras

Certo e Errado

Edição 75 - Setembro/2014
Foto: Marcelo Scandaroli

CERTO

Usar os EPIs obrigatórios - luvas, capacete e óculos - é muito importante, mas nesse caso, há um detalhe fundamental: o cinto de segurança está preso a um cabo independente do balancim. Embora não seja possível ver na imagem, sabemos que ele está fixado com segurança lá no topo do edifício. Dessa forma, se o balancim acidentalmente desaba, o trabalhador fica pendurado com segurança até que uma equipe de resgate vá buscá-lo.

Divulgação: Ministério Público do Trabalho - 5ª Re

ERRADO

Trabalhar de chinelo no meio desse monte de entulho jogado no chão é pedir pra se machucar com lascas de madeira, pontas de pregos e cacos de vidro. É obrigação do responsável pela obra manter o canteiro limpo e organizado e fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados, incluindo as botas de segurança.

Foto: Marcelo Scandaroli

CERTO

A instalação de rodapés de madeira emprega colas que liberam gases tóxicos e também podem respingar no olho do aplicador. Por isso, para se proteger, é muito importante usar luvas, óculos de proteção e máscaras durante o manuseio do produto.

Divulgação: Luiz Granzotto/Prefeitura de Campinas

ERRADO

O responsável por essa obra deveria se envergonhar por chamar esse lugar de alojamento. Nunca se deve armazenar sacos de cimento e argamassa no mesmo lugar que as camas. Além disso, o sistema de iluminação não pode ter gambiarras como mostra a foto.

Colabore com a seção Certo e Errado - envie fotos em alta resolução sobre bons e maus exemplos relacionados à organização, segurança e saúde nos canteiros. Não serão identificadas construtoras ou obras. O objetivo da revista é orientação por meio de imagens.
E-mail: equipedeobra@pini.com.br

Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade