Publicidade

Obras

Passo a passo

Passo a passo: aplicação de verniz antipichação

Semelhante à aplicação de verniz convencional, proteção envolve a aplicação de resina com propriedade seladora e verniz antipichação

Reportagem: Gisele Cichinelli
Edição 76 - Outubro/2014

O verniz antipichação forma uma película que evita a penetração de tintas usadas para pichação. Pode ser aplicado em concreto, blocos e tijolos aparentes, pedras naturais ou alvenaria pintada com tinta acrílica à base de água.

A aplicação deve ser feita com rolo próprio para pintura epóxi, de cerdas curtas. A superfície deve estar regularizada, seca, limpa e livre de impregnações.

Caso ocorra pichação, não é necessário removê-la de imediato. Porém, quanto mais tempo, mais esforço e removedor será necessário. Alguns produtos disponíveis permitem fazer mais de 100 remoções na área afetada sem danos à camada de verniz. O produto não é indicado para superfícies muito lisas e polidas.

FERRAMENTAS E EPIS
Foto: Marcelo Scandaroli
Para execução desse serviço será necessário utilizar rolo de pelo curto, desempenadeira, colher de pedreiro, espátula, trincha, lixa, esponja e estopa. Os equipamentos de proteção individual necessários são máscara, óculos e capacete.

APLICAÇÃO DO PRODUTO

Foto: Marcelo Scandaroli Foto: Marcelo Scandaroli
Passo 1 - Prepare a base removendo o desmoldante e retirando qualquer vestígio de pó e sujeiras da superfície de concreto.


Passo 2 - Aplique pasta de cimento e adesivo acrílico para cobrir os poros e imperfeições superficiais do concreto (estucamento).

Foto: Marcelo Scandaroli Foto: Marcelo Scandaroli
Passo 3 - Finalize essa etapa, desempenando a superfície. Aguarde 24 horas até a secagem da camada.



Passo 4 - Com auxílio de uma lixa, retire as rebarbas da etapa de desempenamento, pequenas saliências ou excesso de espessura da camada de estuque. Esta etapa, chamada de polimento manual, prepara a base para receber o verniz antipichação.

Foto: Marcelo Scandaroli Foto: Marcelo Scandaroli
Passo 5 - Remova o excesso de pó e poeira com trincha ou pano úmido.


Passo 6 - Com o rolo, aplique o selante à base de água. Espere seis horas para finalizar a secagem.

Foto: Marcelo Scandaroli Foto: Marcelo Scandaroli
Passo 7 - Em seguida, aplique a primeira demão do verniz antipichação. Após seis horas, finalize o serviço aplicando a segunda demão do produto. Espere 72 horas para a secagem total do verniz.

REMOÇÃO DE PICHAÇÃO

Foto: Marcelo Scandaroli Foto: Marcelo Scandaroli
Passo 8 - A remoção de tintas e sprays da superfície protegida com o verniz antipichação é simples. Em uma estopa, aplique thinner ou solvente.

Foto: Marcelo Scandaroli
Passo 9 - Com movimentos circulares e suaves, remova a tinta ou spray da superfície.

Apoio técnico: Jorge Luís Marcondes, coordenador da assistência técnica da Denver Impermeabilizantes

Publicidade