Publicidade

Obras

Passo a passo: impermeabilização por cristalização

Técnica requer cuidados no preparo do substrato. Eficácia depende da correta remoção do material solto, saturação e cura apropriadas do material

Reportagem: Valentina Figuerola
Edição 77 - Novembro/2014

A impermeabilização por cristalização usa argamassas cimentícias com compostos químicos ativos que promovem a recomposição e recuperação do concreto. O tratamento de juntas de concretagem de uma cortina de contenção de terrenos, por exemplo, requer preparo do substrato, que precisa estar limpo e ter porosidade aberta para aderência dos produtos.

O processo começa com a completa remoção do concreto afetado e solto até que se atinja o material sadio e coeso. Se partes soltas permanecerem, a água percolará, comprometendo o desempenho.

A água é o catalisador da reação química que leva à impermeabilização permanente do concreto por meio da formação dos cristais que preenchem poros e fissuras. Por isso, lavar e saturar bem o substrato, além de submetê-lo à cura úmida pelo tempo adequado, são fundamentais na formação de uma estrutura cristalina insolúvel.


FERRAMENTAS , MATERIAIS E EPIS
Romualdo Vanderley (Contrast)
Recipientes para adição e mistura dos produtos, argamassa cristalizante para reparo e tratamento de juntas, argamassa de pega rápida, argamassa cristalizante, serra mármore, martelete, ponteiro, talhadeira, trincha, lixa de ferro; máscara antipó, protetor auricular, óculos de proteção, luvas de borracha, luvas de tecido pigmentadas e capacete.

Romualdo Vanderley (Contrast) Romualdo Vanderley (Contrast)
Passo 1 - Demarque a área a ser demolida com a serra circular. Para evitar cortar demais, adote uma profundidade máxima de 5 mm. Caso tenha penetrado além dos 5 mm, picote a superfície vitrificada. Passo 2 - Com o martelete elétrico, remova o concreto solto até atingir o concreto firme.



Romualdo Vanderley (Contrast) Romualdo Vanderley (Contrast)
Passo 3 - A remoção de fragmentos menores pode ser feita com ponteiro e marreta



Passo 4 - Use uma lixa de ferro e escova de aço para abrir os poros do concreto. O lixamento deve se estender para a área adjacente à do trecho demolido em pelo menos 10 cm.


Romualdo Vanderley (Contrast) Romualdo Vanderley (Contrast)
Passo 5 - Ao término do lixamento, o substrato deve estar livre de pó e com boas condições de aderência.


Passo 6 - Antes de aplicar a impermeabilização por cristalização, lave a área com água limpa em abundância para remover impurezas e saturar o concreto. Molhe também a área adjacente.



Romualdo Vanderley (Contrast) Romualdo Vanderley (Contrast)
Passo 7 - Siga as recomendações do fabricante para preparar a argamassa de pega rápida para tamponamento do fluxo de água.




Passo 8 - Aplique a argamassa de pega rápida manualmente em toda a superfície do trecho demolido. Pressione a argamassa firmemente sobre os pontos com percolação de água até que ela endureça. Isso garante que a argamassa não seja removida pela água.


PÁGINAS :: 1 | 2 | Próxima >>

Publicidade