Publicidade

Obras

Passo a passo - Sanca de drywall

Bom acabamento do serviço depende do alinhamento dos perfis e entre as chapas de gesso acartonado

Reportagem: Valentina Figuerola
Edição 79 - Janeiro/2015
 

Usualmente usado para construção de paredes e forros, o drywall também pode fazer as vezes de sanca. No caso do procedimento fotografado, o corte e a montagem das partes (ou módulos) foram feitos in loco, mas é possível receber a peça pronta sob medida, previamente cortada e dobrada e sem a necessidade de fazer o tratamento das juntas.

Qualquer que seja o tipo escolhido, as sancas de drywall requerem chumbamento dos perfis na parede e dos suportes niveladores no teto. É fundamental a verificação do alinhamento horizontal do traço da linha que guiará a instalação, assim como o distanciamento correto dos pontos de fixação dos tirantes, que não pode exceder 1 m.

A cantoneira deve ser parafusada na parede a cada 600 mm, no máximo. O substrato mais comum é a laje de concreto, representada neste passo a passo pela superfície de OSB. Em lajes de concreto, os tirantes são fixados com bucha de náilon no 6, rebite de aço no 4 ou pino de aço.

FERRAMENTAS E EPIS
Fotos: Edgar Dorta

As ferramentas necessárias para o procedimento são: trena, lápis, nível laser, estilete, parafusadeira, tesoura de aviação, linha de náilon e nível de bolha. Os equipamentos de proteção individual são capacete, luva e óculos de proteção.

 

Fotos: Edgar Dorta

Passo 1. Determine a altura do forro com trena e lápis. Em seguida, é necessário transferir o nível para as outras paredes.

 

Passo 2. No passo a passo fotografado a transferência foi feita com auxílio de nível a laser, mas é possível utilizar mangueira de pedreiro. Quando os pontos forem determinados, trace a linha horizontal de referência.

 

Fotos: Edgar Dorta

Passo 3. Fixe a cantoneira "L" sobre a marcação horizontal feita na parede. Parafuse, no máximo, a cada 600 mm.

 

Fotos: Edgar Dorta

Passo 4. Com auxílio da trena, marque pontos nas extremidades da placa. O traço pode ser feito com auxílio de um perfil metálico.

 

Fotos: Edgar Dorta

Passo 5. Com o estilete e usando o perfil como régua, corte a placa.

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | Próxima >>

Publicidade