Publicidade

Obras

Certo e errado

Edição 85 - Julho/2015
Foto: Marcelo Scandaroli




CERTO

Capacete, luvas, óculos escuros para barrar os raios solares e, para trabalhar em meio a tanta lama durante a escavação das paredes-diafragma, botas de cano alto. Nessa obra, os operários estão mais que protegidos!







Foto: Marcelo Scandaroli

ERRADO
Durante a impermeabilização de uma piscina, o trabalhador usa apenas uma luva. Cadê o capacete, os óculos e, principalmente, a máscara de proteção? Dependendo do tipo de impermeabilizante a ser aplicado, pode ser necessário até usar camisas de manga longa.

Foto: Marcelo Scandaroli




CERTO

Aqui o rapaz está atento. Além das luvas, capacete e óculos de proteção, ele também está usando máscara. Isso porque o pó da madeira contém substâncias perigosas para a saúde do trabalhador. As partículas, quando inaladas, podem fazer mal para o pulmão, nariz e garganta, levando a problemas respiratórios, ou até para a pele, olhos e ouvidos, causando irritação.




Foto: Marcelo Scandaroli



ERRADO

Se fosse só a falta de uma escada adequada... Além de se pendurar engenhosamente na estrutura, o rapaz não usa óculos de proteção. Enquanto ele martela o encaixe das fôrmas metálicas, alguma partícula pode acertar seu olho.

Colabore com a seção Certo e Errado - envie fotos em alta resolução sobre bons e maus exemplos relacionados à organização, segurança e saúde nos canteiros. Não serão identificadas construtoras ou obras. O objetivo da revista é orientação por meio de imagens.
E-mail: equipedeobra@pini.com.br

Publicidade