Publicidade

Obras

Canteiro de obra - Escoramentos metálicos

Responsáveis por suportar a estrutura enquanto o concreto ganha resistência, escoramentos influenciam diretamente o desempenho final da edificação

Reportagem: Bruno Loturco
Edição 91 - Janeiro/2016

A função do escoramento é suportar as cargas próprias da estrutura até que o concreto ganhe resistência suficiente, conforme explica a NBR 15.696:2009 Fôrmas e Escoramentos para Estruturas de Concreto. Dessa maneira, lembra André Logello Lima, da Associação Brasileira das Empresas de Fôrmas, Escoramentos e Acesso (Abrasfe), precisam receber escoramento 'todas as fôrmas para concreto que não estejam diretamente apoiadas sobre o solo ou qualquer outra estrutura existente'.

Marcelo Scandaroli

O tempo que um elemento nessa situação precisa ficar escorado varia conforme as características de cada projeto, estando suscetível ao uso de aditivos, aceleradores de cura e até mesmo às condições ambientais e climáticas do local.

De uma forma simplória, o dimensionamento do escoramento necessário é feito com base na soma das cargas que a estrutura a ser concretada exercerá sobre as fôrmas. Essa conta precisa considerar também o peso das próprias fôrmas.

Conteúdo exclusivo para assinantes da Equipe de Obra

Outras opções

Publicidade