Publicidade

Obras

Melhores práticas - Concretagem

Cuidados na execução começam muito antes do lançamento do concreto nas fôrmas. Veja as principais dicas para essa etapa da obra

Reportagem: Renato Faria
Edição 94 - Abril/2016
Marcelo Scandaroli

Temperatura
Concretagem não combina com calor. Temperaturas acima dos 35°C aceleram a evaporação da água do concreto e prejudicam o processo de cura, com consequências sobre o desempenho da estrutura. Por isso, recomendasse planejar a atividade para horários em que o sol está mais fraco, no começo ou no fim do dia. Muitas construtoras preferem as primeiras horas da manhã para evitar, também, problemas no fornecimento do concreto - à tarde, muitas concreteiras são prejudicadas por atrasos acumulados nas obras de seus clientes e não conseguem cumprir a agenda acordada previamente.

Marcelo Scandaroli

Fôrmas, escoramentos e armaduras
Antes da concretagem, o engenheiro deve conferir se as fôrmas, as armaduras e os escoramentos estão montados conforme o projeto, verificando se o posicionamento, o nivelamento e o prumo estão dentro das tolerâncias dimensionais. Deve se certificar, ainda, da estanqueidade das juntas, para evitar o vazamento de nata do concreto, e da inexistência de sujeiras ou partes soltas nas superfícies internas.

Conteúdo exclusivo para assinantes da Equipe de Obra

Outras opções

Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade