Publicidade

Materiais e ferramentas

Materiais - Tubos e conexões para água quente

Instalações prediais exigem tubos e conexões capazes de trabalhar sob altas temperaturas. Conheça os principais materiais utilizados nesse subsistema

Reportagem: Renato Faria
Edição 96 - Junho/2016

Com a disseminação dos aquecedores de água com energia solar e a gás nas últimas décadas, as instalações prediais de água quente se tornaram elemento indispensável nos novos edifícios construídos no Brasil. Em comparação com os tubos e conexões convencionais, essas instalações precisam resistir às altas temperaturas de serviço, que podem chegar, em alguns casos, a mais de 100ºC (veja tabela abaixo).

Marcelo Scandaroli

Por isso, os materiais mais utilizados são o cobre, o policloreto de vinila clorado (CPVC), o polipropileno copolímero random (PPR), o polietileno reticulado (PEX) e o polibutileno (PB). A escolha do material mais adequado para cada obra deve levar em consideração tanto critérios econômicos (como preço e disponibilidade do produto) quanto técnicos (como vida útil, resistência térmica e mecânica e produtividade da mão de obra). Segundo Sergio Aparecido de Souza, da Fare Engenharia, é necessário contar com uma mão de obra mais qualificada quando o material escolhido demanda solda nas ligações, como é o caso do cobre. Também é possível utilizar mais de um tipo de material nas instalações de água quente, desde que os adaptadores sejam bem empregados.

No projeto, alguns cuidados devem ser tomados. A prumada de fornecimento de água quente deve ser exclusiva, por exemplo. Também é preciso tomar cuidado com os ramais de água fria: caso o edifício tenha válvulas de descarga, esses pontos devem ser alimentados por coluna exclusiva, saindo diretamente do reservatório, sem ligações com nenhum outro ramal. Assim, evita-se que, no acionamento da válvula, não ocorra súbita diminuição na vazão de água fria, ocasionando elevação abrupta na temperatura da água de banho.

Conteúdo exclusivo para assinantes da Equipe de Obra

Outras opções

Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade