Publicidade

Obras

Passo a passo - Piso Elétrico

Material é solução garantida para conforto térmico em ambientes com pisos frios

Reportagem: Mauricio Besana
Edição 98 - Agosto/2016
 

FERRAMENTAS E EPIs
Serra circular, tesoura ou estilete, trena.

Os pisos elétricos ou radiantes são uma solução para o aquecimento de ambientes com revestimentos frios, caso principalmente de banheiros e varandas. O produto é instalado sob o revestimento. Pode ser necessário abrir um nicho no piso que irá receber as mantas elétricas. É nesse espaço que passarão os fios de energia e o sensor de temperatura do piso. Essa cavidade deve ter profundidade suficiente para não atrapalhar o nível do piso acabado e pode ser feita com serra circular ou martelo e talhadeira.

As mantas de aquecimento são comercializadas em rolos e são necessários cortes de ajustes para a adequação ao espaço que receberá o piso elétrico. Esses cortes devem ser feitos na malha plástica e nunca nos cabos, o que interromperia a corrente elétrica; os cabos também nunca devem ser cruzados, para evitar qualquer curto-circuito.

Instalações desse tipo devem seguir a NBR 5.410:2004: Instalações Elétricas de Baixa Tensão. A normativa estabelece a distância de 5 cm entre o piso elétrico e o vaso sanitário e os móveis. É importante observar que o piso radiante não é recomendado para boxe e outras áreas de contato direto com água.

Conteúdo exclusivo para assinantes da Equipe de Obra

Outras opções

Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade