Publicidade

Projetos

Plantas - Impermeabilização de laje

Responsável por interpretar a planta deve atentar para diferentes configurações do sistema impermeável

Reportagem: Mauricio Besana
Edição 99 - Setembro/2016
 

 

Os projetos de impermeabilização apresentam representações gráficas dos sistemas utilizados para auxiliar engenheiros e aplicadores sobre a execução. O desenho a seguir é um projeto de impermeabilização de laje. É comum em projetos desse tipo que haja um desenho geral da área que será impermeabilizada em forma de planta baixa, com detalhes que mostrem a interação do sistema de mantas asfálticas com elementos estruturais, caimento de água e, eventualmente, áreas com terra e plantas, onde é necessário usar manta antirraiz.

Para a elaboração do projeto também devem ser consideradas as dimensões da área a ser impermeabilizada e o tipo de estrutura, de modo a especificar o tipo de manta adequado para cada caso.

Os projetos e execuções de impermeabilização devem seguir a norma NBR 9.952:2014 Manta Asfáltica para Impermeabilização. A norma esclarece, entre outros pontos, a utilização de argamassa polimérica, material com maior rendimento e que possui propriedades elásticas, tornando a aplicação mais rápida e evitando patologias, como trincas.

Conteúdo exclusivo para assinantes da Equipe de Obra

Outras opções

Publicidade