Publicidade

Carreira

Notícias

Seconci-Rio realiza pesquisa sobre a violência contra mulheres na construção civil

Objetivo é criar um mapeamento para embasar uma campanha educativa contra agressões em canteiros de obras

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb
14/Março/2017

Durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher, realizadas na última quarta-feira (8), o Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-Rio) lançou uma pesquisa para mapeamento da violência de gênero na construção. O objetivo do levantamento, realizado em parceria com o Instituto Avon e Instituto Noos, é gerar uma reflexão de empresas e trabalhadores sobre o tema.

Marcelo Scandaroli

Conforme dados do RAIS/MTE 2015, as mulheres já representam 9,74% do total de trabalhadores no setor da construção civil, o que torna cada vez mais importante a conscientização acerca da violência no ambiente de trabalho.

A pesquisa já foi iniciada por um questionário para identificar indivíduos machistas ou possíveis agressores no setor. Está previsto para abril uma campanha educacional e a publicação dos dados coletados, além de capacitação de profissionais da área da saúde e da educação do Seconci, que serão responsáveis por difundir o combate à violência.

"A mudança começa quando se fala abertamente sobre as violências invisíveis do dia a dia, aquelas que julgam, culpabilizam e diminuem. A quebra do silêncio que perpetua a violência contra a mulher, por meio de um diálogo franco e sem julgamentos, é um passo fundamental para transformar essa realidade inaceitável que precisa se transformar", diz nota divulgada pela entidade.

Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade