Publicidade

Segurança

Notícias

CBIC lança publicação sobre gestão de segurança nos canteiros de obras

Guia gratuito mostra como fazer a prevenção de acidentes e cumprir as normas de Segurança e Saúde no Trabalho

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb
6/Junho/2017
Reprodução

Gratuito, o Guia para Gestão de Segurança nos Canteiros de Obras traz orientações para a prevenção dos acidentes e para o cumprimento das normas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) em construções. A publicação é mais uma da série lançada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em maio no 89º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em Brasília. Este manual, especificamente, foi produzido em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (SindusCon-DF).

Ao todo, são 246 páginas que esclarecem normas vigentes sobre saúde e segurança no trabalho e mostram como promover seu cumprimento na rotina de diversos canteiros de obras, além de destacar a importância da gestão de ambos os itens para uma relação melhor entre contratado e contratante.

Entre os principais temas abordados estão fundamentos e legislações; procedimentos operacionais e administrativos para atendimento às Normas Regulamentadoras; recomendações, sugestões e exemplos para sanar dúvidas ou contratempos no canteiro; documentação legal mínima exigida no canteiro; e itens de Normas Técnicas do Ministério do Trabalho mais visados pela fiscalização.

Dividido em 18 capítulos, são especificados pontos como a importância e necessidade da obediência às posturas legais sobre sst: comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA); programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA); uso de equipamentos de segurança individual; agentes de riscos ambientais e ergonômicos nas atividades da indústria da construção como diversos outros.

Para conferir o Guia para Gestão de Segurança nos Canteiros de Obras - Orientações, clique aqui.  

Leia mais:

Manual da CBIC traz indicadores de produtividade na construção civil

Guia da CBIC trata da especificação de esquadrias para edificações

Publicação gratuita reúne normas técnicas que impactam a vida útil das edificações

Destaques da Loja Pini
Aplicativos

Publicidade