O que acontece no mundo do trabalho

O que acontece no mundo do trabalho

Rio de Janeiro ganha centro profissionalizante

O Serviço Social da Construção Civil do Estado do Rio de Janeiro (Seconci-RJ) inaugurará no próximo dia 15 de agosto, na Barra da Tijuca, na capital fluminense, o Centro Profissional da Construção Civil. A instituição de ensino irá oferecer quatro oficinas polivalentes, com o objetivo de formar pedreiros, carpinteiros, armadores e pintores de obras. O empreendimento é resultado de uma parceria entre o Seconci-RJ e a Carvalho Hosken, o Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon) e o Serviço Nacional da Indústria (Senai), todos do Rio de Janeiro.

Bosch cria aplicativo para construção civil

A Bosch desenvolveu um aplicativo de celular para arquitetos, engenheiros e demais profissionais da construção civil. Trata-se da Bosch Toolbox, que apresenta seis ferramentas principais: lanterna, conversor de medidas e de escalas, câmera de medidas, gerenciador de projetos, catálogo de produtos e busca via geolocalização dos principais revendedores Bosch. Entre as ferramentas, destaque para a câmera de medidas, que substitui o caderno, permitindo anotar medidas das obras direto na foto; e o gerenciador de projetos, que possibilita a criação de relatórios diretamente do canteiro de obras. O aplicativo é compatível com sistemas operacionais iOS e Android e pode ser baixado gratuitamente pela Apple Store e Google Play.

Prefeitura de São Paulo cria Secretaria Municipal de Licenciamento

No último dia 28 de maio, com a publicação no Diário Oficial do Município da Lei no 15.764 de 27/5/2013, a Prefeitura de São Paulo oficializou a criação da Secretaria Municipal de Licenciamento (SEL). A secretaria, que será comandada pela arquiteta Paula Maria Motta Lara, tem como intuito consolidar um novo modelo de gestão urbana na cidade, que é o de reorganizar o fluxo de processos para liberação de alvarás, tornando-o mais racional, ágil e transparente. A SEL estará estruturada em cinco coordenadorias: Edificações de Uso Residencial; Edificação de Serviços e Usos Institucionais; Edificações de Uso Comercial e Industrial; Parcelamento do Solo e Habitação de Interesse Social; Atividade Especial e Segurança de Uso.

Marcos Lima

 

ABCP lança site Vias Concretas

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) criou o portal Vias Concretas (www.viasconcretas.org.br). O site, que, entre o seu conteúdo, conta com dados sobre aplicações, notícias, artigos e agenda de cursos, com foco na tecnologia, tem como objetivo disponibilizar informações sobre as diversas formas de aplicação do pavimento de concreto, seja em rodovias, vias urbanas, corredores de ônibus etc. Por meio de seu conteúdo, a nova ferramenta virtual pretende também orientar os agentes da cadeia produtiva sobre a aplicação do pavimento de concreto.

 

 

 

Marcelo Scandaroli

 

 

Revisão da NR-18 está aberta para Consulta Pública

O texto que revisa a Norma Regulamentadora no 18 – que trata das Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção – está aberto para consulta pública até o próximo dia 22 de julho. As sugestões podem ser enviadas por e-mail, no endereço normatizacao.sit@mte.gov.br ou via correio, para o endereço do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília (DF).

 

 

Novo Hamburgo comemora Dia Nacional da Construção Social

No dia 17 de agosto, a cidade de Nova Hamburgo, no Rio Grande do Sul, comemorará pela primeira vez o Dia Nacional da Construção Social. A ocasião, que fará parte do encerramento da 9a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), foi criada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), com o intuito de ser um dia de serviços em saúde, cidadania e lazer, para o trabalhador da construção e sua família. O tema do evento deste ano é “Educação para a Vida”.