Glossário: aumente seu vocabulário

Glossário: aumente seu vocabulário

Argamassa bicomponente: bicomponente por ser resultado da mistura entre cimento Portland e agregados minerais com granulometria controlada, esse tipo de argamassa colante é destinado ao assentamento de revestimentos cerâmicos, porcelanatos, pastilhas de vidro, tijolos finos e pedras naturais, dentre outros.

Bicheira: falhas que acontecem durante a concretagem, provocando vazios no elemento estrutural que podem deixar a armadura exposta. Em alguns casos, é possível recuperar a estrutura por meio de grauteamento. Em outros, a solução é a demolição do elemento para reconstrução.

Biometria: método automático de reconhecimento individual baseado em medidas biológicas. As biometrias mais difundidas envolvem impressões digitais, reconhecimento de face, íris, assinatura e até a geometria das mãos. Todo sistema biométrico é preparado para reconhecer, verificar ou identificar uma pessoa previamente cadastrada. Na construção civil, é utilizada para impedir o acesso de estranhos aos canteiros e organizar o acesso dos operários a determinados departamentos.

Esclerometria: método não destrutivo que mede a dureza superficial do concreto, fornecendo elementos para a avaliação da qualidade do concreto endurecido. Geralmente utilizada para controle tecnológico de pré-moldados; monitoramento do desenvolvimento da resistência; localização e determinação da extensão de fissuras, vazios e falhas de concretagem; aumento do nível de confiança de um pequeno número de ensaios destrutivos; avaliação do potencial de durabilidade do concreto; programação da remoção de fôrmas e escoramento; verificação de danos provocados por incêndios; acompanhamento dos efeitos de aditivos e adições; dentre outros.

Estaca Strauss: executada por escavação mecânica por meio de balde-sonda ou piteira, com uso parcial ou total de revestimento recuperável, e posterior concretagem. Adotada principalmente em locais confinados, terrenos acidentados e no interior de construções já existentes. Adequada para locais com restrição à vibração. A execução começa com a abertura de furo no terreno com um coquete para colocação do primeiro tubo (coroa). Em seguida, aprofunda-se o furo com golpes de sonda de percussão. À medida que o tubo desce, rosqueia- se o tubo seguinte até a escavação atingir a profundidade determinada. Somente depois o concreto é lançado.

Jet grouting: técnica de melhoria da capacidade de resistência do solo por meio da injeção direta de nata de concreto. Os bicos penetram no solo e injetam o material com pressão e velocidade controladas. O resultado é a formação de uma coluna de solo-cimento que melhora a capacidade de carga do terreno.

Leed: sigla para Leadership in Energy and Environmental Design, é a certificação do Green Building Council (GBC) para edificações que atendam a requisitos preestabelecidos de eficiência energética e respeito ao meio ambiente. Para ser obtida a certificação, o projeto da edificação deve ser acompanhado desde sua concepção até sua entrega e operação.

Licitação: procedimento formal e legal para contratação de serviços ou aquisição de materiais por uma empresa pública ou privada. A finalidade da licitação é abrir concorrência entre empresas interessadas em fornecer produtos ou serviços para que, por meio de lei de mercado, a empresa contratante obtenha a melhor proposta com relação aos custos e aos benefícios apresentados.

Logística de canteiro: conceito de gerenciamento do canteiro de obras que prevê desde a distribuição dos equipamentos e espaços – de forma a diminuir a quantidade de transportes necessários – até as mudanças pelas quais passará o canteiro ao longo da evolução da obra. É a logística que prevê, por exemplo, onde estacionarão os caminhões para descarga e onde ficará posicionada a grua.

Parede de contraventamento: parede resistente que, além de resistir às ações verticais, tem por função resistir às ações horizontais, segundo seu plano, seja da ação de vento, de desaprumo da estrutura ou sísmicas, conferindo rigidez necessária à estrutura.

Parede de fechamento: parede que não tem função estrutural. Ou seja, resiste somente ao seu peso próprio e desempenha apenas função de vedação.