Certo e errado: segurança e saúde nas obras

Certo e errado: segurança e saúde nas obras

CERTO

Botas, luvas e capacete estão certos. Mas e os óculos escuros? Também estão! Eles impedem que o reflexo do sol no piso claro prejudique a visão. Para evitar problemas nas costas e joelhos, nosso amigo só precisa lembrar que não pode ficar agachado por muito tempo.

Foto: Marcelo Scandaroli

ERRADO

A plataforma elevatória oferece segurança para tarefas em lugares altos, mas subir em uma tábua improvisada para ganhar mais alguns centímetros (e sem o cinto de segurança) é muito arriscado! Se o equipamento não alcançar a altura de serviço, é preciso trocá-lo por um mais alto.

Foto: Franklin José dos Santos Fioroti

CERTO

Com pontas de aço voltadas para todos os lados, o risco de acidente é enorme. Por isso que todas as extremidades dos vergalhões dessa armadura à espera de concretagem estão protegidas. Além disso, os colaboradores estão usando luvas, óculos, calçados de segurança e capacete. Detalhe fundamental são as camisas de manga longa ou mangotes, imprescindíveis para evitar cortes e arranhões nos braços.

Foto: Marcelo Scandaroli

ERRADO

O carpinteiro deve sempre usar luvas de raspa ao executar seus trabalhos. Neste caso, além de não seguir essa recomendação, ele ainda está usando um anel, que pode enroscar em uma ferramenta e causar danos graves à sua mão.

Fonte: Equipe de obra nos 38, 41, 47, 51.