Equipe responde: tire suas dúvidas

Equipe responde: tire suas dúvidas

ESCOAMENTO DE ÁGUA
Estou com problema em um ralo por onde, quando há muita chuva, a água retorna. O que posso instalar nesse ralo para evitar que isso aconteça?

Wagner de Mello Lopes, por e-mail
A função do ralo é escoar a água. Existem grelhas que permitem o fechamento, mas elas se destinam apenas a impedir a entrada de insetos ou objetos estranhos, não são herméticas e permitem a passagem da água. Para que a água da chuva retorne pelo ralo deve existir algum estrangulamento, obstrução ou conexão indevida entre a rede de escoamento pluvial e a prumada correspondente. É nesse ponto que está o problema que deve ser resolvido. Em suma, o retorno pelo ralo é apenas o efeito indesejado de uma instalação inadequada.
Anderson Correia Teixeira, engenheiro do departamento de Engenharia e Custos da Editora PINI

Foto: Marcelo ScandaroliPINTURA
Caso deseje alterar a cor da fachada de um condomínio em reforma, preciso obter uma licença da prefeitura?
Tatiane Alves, por e-mail

A cor da fachada só não pode ser alterada em edificações tombadas pelo patrimônio histórico, que devem preservar o aspecto original da construção.
Bernardo Corrêa Neto, gerente do departamento de Engenharia e Custos da PINI

TERRENO
Começamos a escavar um terreno há cerca de três semanas, e agora o dono da casa vizinha nos mostrou trincas nas paredes, dizendo que elas apareceram depois do início da obra. Como saber se a culpa é nossa mesmo? O que devemos fazer? Qual a origem das trincas?
Júlio da Silva, por e-mail
Somente uma perícia técnica poderá determinar a origem das trincas. Geralmente sua forma, sentido e direção permitem determinar claramente sua origem, até sua idade. A colocação de “selos” de gesso pode ajudar no acompanhamento de sua evolução. Se não houver acordo, demandas com vizinhos podem terminar na Justiça. Desta forma seria aconselhável uma perícia com efeito de antecipação de prova, já se prevendo uma futura ação. Caso a culpa seja da construtora, é preciso tomar imediatamente as devidas providências de escoramento e reparos, impedindo a possível interdição do imóvel. Caso não haja responsabilidade da obra, fica assegurada sua posição perante a justiça, evitando a paralisação dos trabalhos.
Bernardo Corrêa Neto, gerente do departamento de Engenharia e Custos da PINI

Fonte: Equipe de Obra nos 39 e 53.