O que acontece no mundo do trabalho

O que acontece no mundo do trabalho

55º Congresso Brasileiro do Concreto enfoca materiais e sustentabilidade

A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, foi palco entre 29 de outubro e 1º de novembro do 55º Congresso Brasileiro do Concreto. O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Concreto (Ibracon), é considerado o maior fórum técnico nacional de debates sobre tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos. Dentre os painéis, que abordaram temas como análise estrutural, projetos, sistemas construtivos e sustentabilidade, os materiais receberam o maior número de trabalhos, muitos tratando de composições que visam à sustentabilidade. Um dos convidados internacionais, o professor do Instituto Indiano de Tecnologia Ravidra Gettu, falou sobre o uso de adições para produção de concretos mais sustentáveis. Nas seções científicas, o professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Gustavo Savaris, apresentou seu trabalho desenvolvido em parceria com professores da Faculdade Assis Gurgacz sobre a utilização de resíduos da estação de tratamento de esgoto da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) como substituição de agregados na produção de concretos, com características semelhantes à areia. Em paralelo ao Congresso, ocorreu também a 9ª Feira Brasileira das Construções em Concreto.

Presidente do SindusCon-SP acredita que setor da construção continuará a crescer em 2014

Foto: DDCoral / ShutterstockO presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), Sergio Watanabe, reafirmou durante palestra de encerramento do congresso Construindo o Grande ABC que o setor da construção civil ainda terá um bom nível de atividade em 2014. Segundo ele, isto deve acontecer porque muitas obras iniciadas este ano ainda estarão em andamento, o que fará com que o segmento continue crescendo. O presidente destacou que a previsão de crescimento é de 3%. Watanabe declarou ainda que o ano de 2014 também deverá se caracterizar pela estabilidade de emprego na construção. Promovido pela Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC (ACIGABC), o Construindo Grande ABC aconteceu no dia 29 de outubro na cidade de Santo André, em São Paulo.

Escola Senai da Construção Civil de Caxias do Sul abre inscrições para cursos de 2014

Foto: Marcelo ScandaroliA Escola Senai da Construção Civil de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, começou a receber em outubro inscrições para seus cursos rápidos de aperfeiçoamento direcionados a trabalhadores do setor, que começarão, em sua maioria, entre fevereiro e março de 2014, no período noturno. As inscrições permanecem abertas até finalizarem as turmas. Os cursos são: Construção em Alvenaria, Instalador Hidráulico I, Assentador de Placas Cerâmicas, Básico de Carpintaria de Fôrmas, Aperfeiçoamento para Mestre de Obras e Aperfeiçoamento para Assentador de Placas Cerâmicas. Inscrições e outras informações diretamente com a Escola, no telefone (54) 3028-7005 ou pelo e-mail senai.construcaocivil@senairs.org.br.

 

Otimismo das indústrias da construção civil cresce 13% em outubro

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou no início de novembro o termômetro mensal referente ao mês de outubro. Segundo a entidade, 68% das indústrias do setor consideraram o mês em questão favorável às vendas, volume 13% maior do que o registrado na última edição do levantamento, em setembro. A pesquisa ainda apontou que a intenção de investimento das indústrias para os próximos 12 meses é classificada como boa para 71% delas. A apuração da Abramat levantou ainda que 85% das empresas se mostram otimistas ou indiferentes quanto às expectativas a respeito das ações do governo visando ao desenvolvimento do setor em médio prazo.

SindusCon-SP promove o uso legal de madeira para a construção civil

O 3º Seminário Programa Madeira É Legal, que aconteceu em outubro, na cidade de São Paulo, foi marcado pelo lançamento de duas publicações, que contam com o apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo (SindusCon-SP). São elas: o “Catálogo de Madeiras Brasileiras para a Construção Civil”, feito pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e WWF-Brasil, que lista 20 espécies de madeiras pouco conhecidas e que podem ser utilizadas, para uso no setor da construção civil; e o livro “Comércio de Madeira – Caminhos para o Uso Responsável”, elaborado pelo Sindicato do Comércio Atacadista de Madeiras do Estado de São Paulo (Sindimasp) em parceria com o WWF-Brasil, que visa a esclarecer o leitor sobre a problemática, os desafios e as metas do setor para os próximos anos, no intuito de tornar a madeira o produto do futuro – desde que adquirida de forma legal, responsável e sustentável.