Melhores práticas: assentamento de bloco de vidro

Melhores práticas: assentamento de bloco de vidro

Manta de dilatação
Para evitar que os blocos rompam devido a esforços decorrentes de dilatação, uma manta de borracha é colocada entre eles e a parede de apoio, junto ao perfil metálico. Dessa maneira, as movimentações da estrutura não são repassadas aos blocos de vidro.


Foto: Marcelo Scandaroli

Base
É obrigatório fazer um furo com 4 cm de profundidade na superfície de apoio para introduzir barras de aço 3/16″. Elas vão fazer as vezes de fundação, percorrendo toda a altura para suportar esforços sobre a parede. Essa barra de aço não deve ser fixada na parte superior.

Foto: Marcelo Scandaroli

Nivelamento
O nivelamento da primeira fiada é extremamente importante para evitar que a parede toda saia de esquadro. Portanto, antes e após assentar a primeira fiada, verifique os alinhamentos vertical e horizontal antes de continuar com o serviço.

Espaçamento entre blocos
Para manter o espaçamento correto entre os blocos são utilizados espaçadores plásticos tanto na base quanto nas laterais. Esses espaçadores podem ser de 2 mm, 5 mm, 10 mm e 16 mm e são escolhidos pelo arquiteto.

Foto: Marcelo Scandaroli

Aplicação da argamassa
É importante que os resíduos de argamassa entre os blocos sejam retirados antes que endureçam. Mantenha a argamassa afastada em 3 mm da face do bloco para permitir a aplicação posterior do rejunte.

Foto: Marcelo Scandaroli

Aço galvanizado
As barras de aço devem ser galvanizadas para evitar que reajam quando em contato com a argamassa, provocando corrosão e, consequentemente, manchas no rejunte.

Foto: Marcelo Scandaroli

Barra de aço 3/16″
Para promover a solidarização entre os blocos, barras de aço do tipo 3/16″ são dispostas a cada fiada e a cada coluna. Ao final, elas formam uma tela de estruturação da parede.

Foto: Marcelo Scandaroli

Argamassa
É importante utilizar argamassa específica feita para assentamento de bloco de vidro, que possui aditivos que estabilizam dentro de uma hora, não contraindo mais após esse período.

Reportagem: Aline Mariane

Apoio técnico: José Roberto, diretor da Margem Projetos