Certo e errado: segurança e saúde nas obras

Certo e errado: segurança e saúde nas obras

CERTO

Neste assentamento de blocos de alvenaria estrutural, o funcionário está colocando corretamente a argamassa nas linhas de superfície do bloco, não mais que o necessário. Além disso, vê-se a preocupação com saúde e segurança pela presença de luvas e do guarda-corpo metálico na obra.

Fotos: Marcelo Scandaroli

ERRADO

Apoiar-se em um caminhão-betoneira não é lá muito aconselhável. Mas, principalmente, é importante respeitar os EPIs: tem que usar o capacete direito, sem um boné ou outro chapéu por baixo. É para a sua segurança!

Marcos Lima

CERTO

Alinhamento, prumo e nível colaboram para a correta execução da alvenaria – seja estrutural ou não. Pontos também pelo uso de luvas e capacete!

Marcos Lima

ERRADO

Parabéns pela plataforma segura, cinto de segurança para trabalho em altura, capacete… mas as luvas também são importantes, principalmente em serviços como projeção de argamassa. As luvas protegem a pele dos funcionários, que geralmente têm contato constante com os insumos da construção.

Colabore com a seção Certo e Errado – envie fotos em alta resolução sobre bons e maus exemplos relacionados à organização, segurança e saúde nos canteiros. Não serão identificadas construtoras ou obras. O objetivo da revista é orientação por meio de imagens. E-mail: equipedeobra@pini.com.br