Certo e errado: segurança e saúde nas obras

Certo e errado: segurança e saúde nas obras

CERTO
Capacete usado da forma correta, luvas, bota, roupas apropriadas, tudo certo! Sob o sol, o operário preferiu usar óculos escuros para proteger os olhos.

Foto: Marcelo Scandaroli

ERRADO
Que escada é essa? Não é preciso ser formado em engenharia para saber que isso não é nem um pouco seguro. E aonde está preso o cinto de segurança dele? Na barra de aço? Totalmente fora de norma.

Foto: Marcelo Scandaroli

CERTO
Em todas as atividades da construção deve-se tomar todas as precauções de segurança, por mais triviais que elas pareçam. Aqui, no alinhamento da superfície para colocação do revestimento, o funcionário está com luvas, capacete e óculos de segurança: nota 10!

Foto: Marcelo Scandaroli

ERRADO
Parece tudo certo, mas… sobre a cabeça deve estar apenas o capacete. Não pode ter nada entre eles, como este boné – um hábito recorrente em muitas obras, infelizmente.

Colabore com a seção Certo e Errado – envie fotos em alta resolução sobre bons e maus exemplos relacionados à organização, segurança e saúde nos canteiros. Não serão identificadas construtoras ou obras. O objetivo da revista é orientação por meio de imagens.