Melhores práticas: instalação de cuba com adesivo colante

Melhores práticas: instalação de cuba com adesivo colante

Limpeza prévia
Antes de aplicar o adesivo colante, limpe a cuba e a superfície em que ela será fixada com um pano com álcool. Eliminar a sujeira garante melhor aderência da cola e secagem mais rápida do produto. Recomenda-se o uso de álcool, pois apenas a água não é capaz de retirar substâncias gordurosas das superfícies e os solventes de tinta podem deixar resíduos que impedirão maior aderência do produto.

Foto: Marcelo Scandaroli

Corte do bico
O corte do bico deve ser feito na diagonal, para aumentar o controle durante a aplicação do produto. Essa etapa deve ser feita sempre depois da limpeza da cuba, para garantir que a cola será utilizada imediatamente após a abertura do produto e evitar que ele comece a secar na embalagem aberta.

Aplicação do produto
Coloque o produto na pistola aplicadora e, em seguida, descarte a primeira purgada. Essa primeira cola que sai do produto pode ter ar misturado a ela e, se aplicada, pode comprometer a uniformidade da fixação. Com o auxílio da pistola, passe o adesivo colante no contorno da cuba.

Colocação da cuba
Posicione a cuba na área onde ela deve ser fixada. Após a colocação, você tem cerca de 15 minutos para reposicioná-la se for necessário. Como o adesivo colante reage com a umidade do ar para entrar em ação, com o passar do tempo esse acerto de posição fica mais difícil.

Foto: Marcelo Scandaroli

Acabamento
Com o próprio dedo você pode retirar o excesso da cola ao mesmo tempo em que faz o arremate. Durante esse processo, limpe o dedo com álcool para retirar o excesso do produto, assim você evita espalhar a sobra da cola pela cuba ou sobre o mármore. O tempo para fazer esse acabamento, maior que o dos produtos tradicionais, é de cerca de 30 minutos após a colagem da cuba, mas quanto antes, mais fácil será fazer os ajustes.

Foto: Marcelo Scandaroli

Secagem
Outra opção para facilitar a etapa de acabamento é cobrir as superfícies que não devem receber cola com fita crepe. Assim, após retirar o excesso do produto, basta tirar a fita e o arremate estará pronto. Para garantir a segurança da fixação, deixe a cuba secar por dois a três dias. Após esse tempo, a cuba está pronta para ser utilizada. Se houver uma reforma no banheiro e a cuba precisar ser retirada e reutilizada em outro ambiente, deve-se usar um fio cortante ou um estilete para fazer a raspagem da cola.

Reportagem: Marina Almeida

Apoio técnico: Luiz Felipe Pateo, gerente da Cascola. Colaboração: Celite