Melhores práticas: acessibilidade

Melhores práticas: acessibilidade

Piso tátil direcional
A sinalização tátil direcional para pisos é composta por placas com relevos que indicam o caminho a ser percorrido em espaços amplos. Esses relevos devem ser dispostos formando uma linha contínua, para não causar confusão no entendimento da pessoa com deficiência visual, geralmente feita com auxílio de uma bengala.

Fotos: Renato Faria

Aderência garantida
As placas de piso tátil podem ser aplicadas sobrepostas ao piso, como mostra a foto. Durante a instalação, certifique-se de que a superfície esteja limpa antes de aplicar a cola ou a fita adesiva. A aderência das placas pode ser prejudicada caso haja partículas sólidas ou resíduos de tinta, óleo ou similares.

Piso tátil de alerta
Composta por placas com círculos em alto relevo, a sinalização tátil de alerta indica locais onde há obstáculos e mudanças de direção, quando usadas junto com pisos táteis direcionais. Elas devem ser instaladas próximas de portas de elevadores, na aproximação de rebaixamentos de calçadas, em volta de caixas de correio suspensas, orelhões, início e final de escadas etc.

Marcelo Scandaroli

Inclinação transversal da rampa
A inclinação do maior trecho da rampa geralmente é indicada no projeto de arquitetura. Inclinações de até 5% não são consideradas rampas, portanto não necessitam de pisos táteis e corrimãos. Durante a execução, também é preciso tomar cuidado com a inclinação transversal, que não pode ser maior do que 2%, para que a cadeira de rodas não tombe lateralmente.

André Kopsch

Resistência das barras de apoio
Para que uma pessoa possa se transferir com segurança entre a cadeira de rodas e o mobiliário de sanitários e vestiários, as barras de apoio devem estar firmemente fixadas em paredes ou divisórias e serem capazes de suportar esforços equivalentes a 150 kgf, em qualquer sentido. De acordo com a NBR 9.050:2004 – Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos, as barras devem ter diâmetro entre 3 cm e 4,5 cm, guardando folga mínima de 4 cm em relação à superfície da parede.

Prefeitura Municipal de Franca

Bacia sanitária
A bacia sanitária deve ficar próxima do canto entre duas paredes, como mostra a foto. Nelas são instaladas duas barras de apoio. O uso de bacias com caixa acoplada não é recomendado, embora previsto na NBR 9.050:2004. A peça acoplada dificulta o posicionamento da barra posterior a 0,75 m de altura.

André Kopsch

Lavatórios
Os lavatórios devem ser suspensos, sendo que sua borda superior deve estar a uma altura de 0,78 m a 0,80 m do piso acabado e respeitando uma altura livre mínima de 0,73 m na sua parte inferior. O modelo ideal de torneira tem acionamento por alavanca ou sensor e os acessórios devem estar à altura entre 0,80 m e 1,20 m. Caso o espelho esteja instalado a uma altura superior a 0,90 m do piso, é recomendável incliná-lo para que uma pessoa sentada possa se ver.

 

Por Renato Faria

Apoio técnico: arquiteta Silvana Cambiaghi, especialista em Desenho Universal

Obs.: Atualizado em 24/9/2015, com as prescrições da versão revisada NBR 9050:2015 – Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos