Certo e errado: segurança e saúde nas obras

Certo e errado: segurança e saúde nas obras

CERTO

As ponteiras protetoras vermelhas nos terminais dos vergalhões são ótimas para sinalizar o perigo e proteger o trabalhador de arranhões ou outros acidentes mais graves. Além disso, a obra está toda cercada de tela, para evitar qualquer possibilidade de queda. Parabéns!

ERRADO

Qual é a medida do perigo? É inaceitável em um canteiro de obras que os trabalhadores arrisquem suas vidas se debruçando, sem ancoragem, na borda de uma laje ou em qualquer área desprotegida da construção.

CERTO

Mais até do que o conforto ergonômico de trabalhar sobre um andaime que lhe dê acesso à área elevada de trabalho, o operário está protegido por equipamentos individuais de proteção – óculos e capacete – e pela linha de vida. Mas faltou ainda um par de luvas, não é?

ERRADO

Pense em um ambiente apropriado para fazer as refeições. Agora veja a situação de total improviso desse “refeitório”. O bloco de concreto virou cadeira e a alimentação é consumida ao lado de um terreno sujo. Onde será que o cidadão aí vai descartar as sobras do almoço?