Materiais: massa corrida

Materiais: massa corrida

A massa corrida é um produto indicado para nivelar superfícies de paredes e tetos, corrigindo eventuais irregularidades, seja sobre o reboco da alvenaria, fibrocimento, gesso ou drywall. Uma vez que as imperfeições são reparadas, a superfície está pronta para receber tinta ou outro acabamento. Nesse ponto é preciso atentar para o tempo de secagem do produto.

É comum achar no mercado dois tipos de massas corridas: uma delas à base de PVA, sendo as opções desse tipo indicadas para ambientes internos. Outra com base acrílica, indicada para áreas externas e ambientes mais agressivos, como fachadas de prédios.

A norma que orienta a execução de serviços com massa corrida é a NBR 15.348:2006 Tintas para Construção Civil – Massa Niveladora Monocomponentes à Base de Dispersão Aquosa para Alvenaria – Requisitos. Ela estabelece as diretrizes de segurança e parâmetros de desempenho do produto.

Em alguns casos específicos a superfície precisa ser preparada com outros cuidados. A ABNT NBR 13.245:2011 Tintas para Construção Civil – Execução de Pinturas em Edificações Não Industriais – Preparação de Superfície orienta o procedimento em regiões com gordura ou graxa, mofadas, com repintura e com a pintura em mal estado

Reportagem: Mauricio Besana