Passo a passo: confira a sequência de montagem do sistema de barramento blindado (busway)

Passo a passo: confira a sequência de montagem do sistema de barramento blindado (busway)

Criado na década de 1920 para atender uma exigência das empresas automobilísticas norte-americanas, o sistema de barramento blindado (busway) hoje em dia é utilizado em edifícios comerciais e até mesmo residenciais. Seu sistema é composto por barras de alumínio ou cobre que podem ser isoladas ou não, espaçadas ou coladas, envoltas em um invólucro de aço ventilado ou sem ventilação. O busway é o alimentador central de energia de todos os pavimentos com a medição de consumo feita por andar.

A ferramenta possui várias vantagens, como por exemplo, a redução de espaço, ganho de tempo na instalação, flexibilidade na inclusão de novas cargas, facilidade na mudança de direção, isenção de manutenção, entre outros. Outra vantagem é que o material vem na medida certa pronta para instalação, ou seja, não há perdas durante a montagem.

Para que o serviço seja bem feito, a equipe técnica deve tomar cuidado e evitar que as extremidades das peças sejam danificadas na movimentação na obra. “Deve-se impedir que os suportes coincidam com a conexão das peças, e eles não podem estar espaçados a uma distância maior que o recomendado pelo fabricante, devendo sempre estar nivelados. É importante também ter sempre disponível o projeto de instalação para evitar a montagem errada das peças”, aconselha Sérgio de Almeida Moraes Filho, consultor técnico de Busway da Schneider Electric. Os responsáveis pela instalação devem certificar-se que todas as junções estejam corretamente apertadas com o torque necessário e evitar que porcas ou arruelas caiam dentro do equipamento. A instalação do equipamento atende a NBR – IEC 60.439-2.

O passo a passo a seguir mostra como funciona a instalação do busway Canalis KS da Schneider Eletric.

INSTALAÇÃO DE UMA LINHA

Descarregue e transporte os produtos para uma área onde não sejam expostos a poeira ou sol e chuva. Não guarde as calhas do barramento ao ar livre.

Tenha cuidado para não bater ou arrastar a calha do barramento no chão. Isso pode danificar as extremidades e renderizar conexões impossíveis.

Preparação de fixações

Monte os suportes de fixação necessários para instalar os componentes do barramento.

Fixe os suportes de fixação às vigas de aço.

PREPARO DE UM SEGMENTO DE LINHA NO CHÃO

Remova a tampa da unidade de junção.

Monte os dois comprimentos no chão.

Monte a tampa e intercale os comprimentos usando o sistema de união mecânica e elétrica.

Feche o obturador.

Levante e posicione o segmento de linha nos suportes de fixação. Eles são projetados para aliviar imediatamente o instalador do peso. O trilho de barramento é mantido no local assim que os comprimentos KS são posicionados nos brackets.

Parafuse os suportes.

Una as seções de barramentos.

CONEXÕES DE TOQUE

Coloque a unidade de derivação no barramento.

Conecte o disjuntor dentro da unidade de derivação.

Conecte os dispositivos modulares e, em seguida, prenda a unidade de derivação.

Corra o cabo na bandeja própria para ele.

CONEXÃO DA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E ENERGIA

Conecte o cabo de alimentação à unidade de alimentação do Canalis KS, depois ao painel de distribuição.

Ligue a energia do sistema para verificar a operação.

Por Allaf Barros

Fonte: Schneider Eletric