Passo a passo: sistema construtivo de parede de concreto

Passo a passo: sistema construtivo de parede de concreto

O sistema de parede de concreto é composto de painéis de grande porte e peso que já chegam montados na obra. A ascensão das formas, pode ser feita de duas maneiras: hidráulica ou com o auxílio de uma grua. No caso do passo a passo abaixo foi utilizado a grua, prática adotada em todos os projetos da MaxHaus. O sistema conta também com outros subsistemas, como por exemplo, os gabaritos das janelas, frisos de fachada e o sistema de execução de lajes, que são planas (sem vigas) – sistema leve e de rápida execução.

A vantagem de utilizá-lo é a redução do prazo de obra, pois o acabamento externo é executado por meio da plataforma externa, durante a subida da estrutura. Outra característica que ele traz é a redução da mão de obra.

Para evitar pequenos erros durante o processo de montagem, por ser um sistema menos usual, o engenheiro Artur Saccab da MaxHaus, recomenda um treinamento intensivo da equipe de mão de obra. Além disso, segundo ele, a logística do canteiro de obras, deve ser muito bem estudada pois as formas possuem grande volume e peso. Faz parte do planejamento da logística, o posicionamento da grua em relação à torre e ao local de recebimento e também de saída dos painéis. “Outro item importante que deve ser observado é o controle de resistência do concreto, inclusive nas idades mais baixas, para que as paredes tenham resistência para suportar as cargas dos painéis”, avalia Saccab.

Montagem completa das paredes externa no primeiro pavimento com nivelamento dos painéis.

Colocação dos elementos que vão fazer parte dos painéis nos andares superiores.

Na montagem do primeiro pavimento, posicionar o contra gabarito, frisos e os cones de sustentação com auxílio de topógrafo.

O posicionamento desses itens não vão sofrer modificações nos demais andares e irão comandar todo alinhamento do prédio.

Colocação dos gabaritos e montagem das armações das paredes com preparação para colocação dos painéis internos.

Fechamento dos painéis internos com alinhamento e nivelamento – Projeto.

Fechamento dos painéis internos com alinhamento e nivelamento – Execução.

Concretagem das paredes Lançamento do concreto que deve ser feito em camadas de no máximo 60 cm de altura, utilizando o mangote adequado à espessura da parede.

Montagem das Lajes. Retirada dos painéis internos com posterior montagem das lajes.

Montagem das paredes externas no andar superior.

Recuperação e Tratamento da Face Externa do Concreto.

Montagem das paredes externas no andar superior.

Por Allaf Barros