Madeiramento e rigor na instalação são a chave para desempenho de telhas de concreto

Madeiramento e rigor na instalação são a chave para desempenho de telhas de concreto

Sem dúvida chama a atenção a beleza de telhados feitos de telhas de concreto. A uniformidade do produto na forma, coloração e encaixe fazem desse tipo de cobertura uma ótima opção para projetos residenciais. A pigmentação do material oferece ao consumidor uma gama variada de cores, com opções de formatos diferenciados. O madeiramento não foge ao modelo requisitado pelas tradicionais telhas cerâmicas, com o trio terças, caibros e ripas. E logicamente a alta qualidade da execução da base é a chave para um telhado alinhado, com encaixe e estanqueidade perfeitas.

Uma das grandes vantagens das telhas de concreto está no processo de hidrofugação que alguns fornecedores oferecem, garantindo a impermeabilidade do telhado e, com isso, a diminuição da sobrecarga sobre a estrutura em caso de exposição excessiva à umidade, como no tempo de chuvas.

Veja como deve ser montada a estrutura de base e como deve ser feito o encaixe das peças de concreto.

Sugestão de madeiramento
Cuidados durante a montagem da base de madeira garantem o alinhamento das telhas e o acabamento perfeito do telhado. Veja alguns aspectos importantes.

Acabamento: manter o rigor de execução do madeiramento, com prumo e nível controlados, garante o alinhamento do telhado.

Corte da telha

Para cortar as telhas e peças complementares, utilizar uma máquina convencional de corte com disco para concreto de nove polegadas ou disco diamantado. Os cortes deverão ser feitos no chão, por medida de segurança, como também para não haver sedimentação do pó proveniente do corte nas telhas já colocadas, o que pode manchá-las. Sempre limpar as telhas cortadas antes de colocá-las no telhado.

Empilhamento

Vantagens das telhas de concreto

IMPERMEABILIDADE: as telhas pouco absorvem água de chuva, portanto a estrutura quase não sofre sobrecarga. Além disso, a parte inferior possui nervuras que impedem a penetração da água arrastada pelo vento.

BAIXA MANUTENÇÃO: devido às suas características e dimensões, torna-se fácil e rápido cobrir maior área em menos tempo e com mais economia. Sendo mais resistentes e duráveis sua manutenção nula.

HIDROFUGADA: devido ao processo de hidrofugação, forma-se uma película que tem a finalidade de reduzir a aderência de sujeira, fungos e garante cores mais duráveis.

RESISTÊNCIA: enquanto as telhas de concreto apresentam resistência de ruptura mínima de 240 kgf, as normas de telhas cerâmicas especificam apenas 130 kgf. A maior resistência garante vantagens durante o transporte, descarga e armazenamento na obra, reduzindo a perda por quebra. No telhado, a maior resistência proporciona maior segurança durante a instalação e posteriores manutenção e limpeza. É também durante uma eventual manutenção que a menor absorção de água da telha de concreto torna-se importante.

DESEMPENHO TÉRMICO: em estudos realizados com células de teste, a telha de concreto apresenta temperatura interna menor que a telha cerâmica (vermelha), nas mesmas condições de utilização. Este experimento demonstra que a cor da telha, e não o material do qual é feito, é que influencia fortemente na diminuição do calor por radiação. Cores claras absorvem menor quantidade de calor e desse modo devem ser a opção em locais quentes. Este experimento demonstra também que a ideia de que a cerâmica vermelha tem conforto térmico superior ao concreto é falsa (desde que usada cor clara na telha de concreto).

CONSUMO POR M²: o consumidor está acostumado a comparar o preço da unidade de cada material. Nesse sentido, a telha cerâmica leva vantagem. O importante é frisar que deve-se comparar o preço por m² e não por unidade ou milheiro, como geralmente se vende a cerâmica. O que também não é considerado pela maioria dos consumidores é que o menor consumo de telhas por metro quadrado reflete em ganho de produtividade na montagem, com a diminuição do número de operações ligadas à instalação das telhas. No exemplo, a telha cerâmica mostrada (tipo romana) utiliza 18 telhas por metro quadrado. Normalmente os fabricantes informam que este tipo de telha utiliza apenas 16 telhas.

Como caminhar sobre as telhas

Sempre que possível, caminhe sobre tábuas para distribuir de maneira uniforme a pressão sobre as telhas. A aplicação uniforme das cargas diminui a possibilidade de quebra das telhas de concreto. Jamais pise na ponta das telhas.

Por Isadora Macedo
Fonte: Decorlit Soluções Construtivas